top of page
Foto do escritorClínica Popular da Saúde

Ginecologista fala sobre a importância do Papanicolau

Entrevistamos a Dra. Lorhayne Siqueira, médica Ginecologista, formado em medicina pela Universidade de Gurupi e com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Secretaria Municipal de Goiânia - Hospital e Maternidade Dona Íris, e que realiza atendimentos na Clínica Popular da Saúde na unidade do bairro Jundiaí.


Sabemos que o papanicolau (colpocitologia oncótica) é extremamente importante na manutenção e rastreio precoce do câncer de colo de útero. Esse exame faz parte da rotina médica e é realizado periodicamente para avaliar o colo do útero e possíveis alterações celulares, causadas por infecções do HPV. Na nossa entrevista de hoje iremos tirar todas as dúvidas acerca desse câncer e as formas de prevenção.


Porque as mulheres devem realizar o exame preventivo do papanicolau?

Dra. Lorhayne Siqueira: O exame Papanicolau é um procedimento simples, rápido e indolor, realizado no próprio consultório ginecológico. Ele auxilia no diagnóstico de lesões pré-cancerígenas e na prevenção do Câncer de Colo do Útero.


Como se manifesta o HPV?

Dra. Lorhayne Siqueira: A manifestação mais comum são lesões condilomatosas (em forma de verrugas) que comumente aparecem em região vulvar, vaginal, anal e até mesmo oral. Outra manifestação são as lesões pré-cancerígenas em colo uterino que podem evoluir até o câncer de colo.


Exame de Papanicolau

Qual a relação entre o HPV e o câncer de colo de útero?

Dra. Lorhayne Siqueira: A maioria dos casos de câncer de colo do útero estão associados ao HPV. Mas não significa que toda mulher que tiver HPV irá desenvolver o câncer. Na maioria das vezes não há maiores complicações. Porém, quem tem infecção persistente por certos tipos de HPV, tem maior risco de desenvolver as lesões pré cancerígenas. Por isso, um diagnóstico precoce dessas lesões faz toda a diferença no êxito do tratamento.


Como se prevenir do HPV?

Dra. Lorhayne Siqueira: A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenção. É indicado também o uso de preservativo em todas as relações sexuais para reduzir o risco de contrair o HPV.


O câncer de colo de útero tem cura?

Dra. Lorhayne Siqueira: Esse tipo de câncer tem início no seu tecido de revestimento e se desenvolve lentamente, com algumas células normais que se tornam pré-cancerosas e, mais tarde, cancerosas. Quando detectado precocemente, grande parte dos casos de lesões podem ser tratadas para que não evoluam para o câncer de colo. É importante realizar exames preventivos regularmente para um diagnóstico precoce.


Agende agora seu exame na nossa unidade no bairro Jundiaí através dos telefone: (62) 3324-8593 ou (62) 99551-1193.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page